sábado, 16 de outubro de 2010

A incoerência do PV

As propostas do PV de crescimento sustentável e respeito ao meio ambiente são muito importantes e merecem toda a atenção no cenário político nacional. Os verdes têm conquistado espaço e vem pautando as discussões políticas por uma ótica mais preocupada com os recursos naturais.
Entretanto, o que se percebe é que toda essa ideologia fica, muitas vezes, só no discurso. Não adianta discursar a favor da preservação, mas deixar isso de lado na hora de fazer política. As alianças que o PV vem firmando com o partido Democratas é prova cabal dessa fragilidade do discurso pró meio ambiente.
É totalmente incompatível uma aliança entre aqueles que teoricamente defendem o meio ambiente e aqueles que defendem os maiores devastadores do meio ambiente. É como tentar unir caça e caçador. O partido Democratas tem forte apelo ruralista e isso não é segredo pra ninguém. Eles defendem os interesses dos grandes latinfundiários, dos que lucram em cima do meio ambiente. Não raro apóiam medidas visando afrouxar as leis ambientais para garantir o lucro do agronegócio.
O partido Verde é muito heterogêneo e isso pode se constituir em um problema. Isso porque os membros parecem querer conciliar vários tipos de orientações políticas com a defesa do meio ambiente. Dessa forma, a legenda conta com direitistas ambientalistas, esquerdistas ambientalistas e centristas ambientalistas. Isso é muito ruim para os eleitores, que não sabem exatamente em quem estão votando. São verdadeiras incógnitas.
O partido precisa acabar com essas diversas orientações que vigoram na sua base. Se querem mesmo ser uma “terceira via”, tem que buscar que os seus membros defendam uma orientação própria do partido. É necessário definir claramente essa orientação e o modo de fazer política do partido. Somente assim, o PV alcançará coerência e coesão política.

3 comentários:

  1. Não sei se o PV tem sua pauta de discussões voltada tanto ao meio ambiente. Acredito que apenas a Marina (que não deve permanecer no partido após as eleições) e mais uma meia dúzia devem ter essa coerência em seu discurso. Hoje eu acho que o PV quer mesmo é barganhar cargos no Planalto em troca de seu apoio político no segundo turno, independente dos compromissos feitos pelas coligações. Tanto que estão postergando para o último minuto a decisão de apoio a esta ou aquela candidatura. Diferentemente de Marina, que deverá se pautar pela neutralidade. Um outro argumento de que este PV não é tão verde como se acha, é ver que um de seus últimos presidentes foi simplesmente um dos filhos de José Sarney, fato este que dispensa comentários.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vinícius, gostei muito do seu blog e do texto. Os demais lerei com mais calma e comentarei!

    O PV de fato, não tem uma coesão política e partidária, e os discursos de Marina Silva sempre esteveram dentro de uma simplicidade nada aprofundada, ou muito menos definida. O que me assusta é esse caráter do PV e de Marina Silva em manter na neutralidade. Poxa, pelo menos na minha concepção, o PV sempre esteve muito mais próximo ao PT e aos vários outros partidos de esquerda do que os de deireita. Porém como vc bem disse, por ser muito heterogênio, acabou que saiu essa neutralidade, como o Erick também disse.
    Esse posição do PV em não ter uma posição, está causando uma confusão dos eleitores que votaram em Marina Silva. Se me permite ousar, sem causar ofensas ao eleitorado de Marina Silva, a maioria das pessoas que votaram em Marina Silva possuem uma soberba e se consideram "intelectuais" ou politicamente corretos. Discurso típico também de Cristovam Buarque que se utilizou do discurso da educação de forma superficial, para se levantar como O Moral diante de um eleitorado que se acha ético, no entanto, não acompanha a política ou nem sequer abre um jornal para ver os noticiários.
    O Brasil vive um momento democrático, porém frágil em que o eleitorado se divide em uma massa popular obtusa e facilmente manipulada, grupos menores de pseudos intelectuais e moralistas, e uma pequena parte politizada mas frustrada por não conseguir eleger muitos de seus candidatos, ou por não terem voz mais ativa.
    E para piorar ainda mais, os brasileiros estão sofrendo de amnésia crônica! rsrs...

    Desculpe qualquer erro de português! ^^

    Abraço

    ResponderExcluir